Rússia 2018: Que selecções podem garantir já nesta semana a qualificação?


 

Qualificação mundial 2018

Resultado de imagem para world cup 2018 

Mais de dois anos e meio, quase 800 jogos e precisamente 2.177 golos após a primeira ronda de jogos de qualificação para o campeonato do Mundo de 2018 a ter lugar na Ásia, a lista das 32 equipas que competirão pelo troféu mais prestigiado do futebol na Rússia no próximo verão está a chegar ao fim.

Na semana que vem, mais de 15 países podem juntar-se às oito equipas e conseguir um lugar no sorteio em Dezembro que irá ocorrer no Kremlin na sexta-feira, 1 de dezembro, com o país de origem já garantido e tambem com presenca garantida do Brasil, Irão, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Bélgica e México. Os últimos jogos dos grupos irão fechar  os qualificados em cada uma das regiões UEFA, Conmebol e Concacaf e devem garantir uma seleção final para um processo que já proporcionou várias surpresas, enquanto a Síria tentará prolongar uma corrida notável que tomou a nação devastada pela guerra dentro de um play-off das finais pela primeira vez em sua história.

Qualificação Mundial 2018 - Europa (UEFA)

Grupo A

França - classificados como favoritos com os detentores, na Alemanha, por muitas casas de apostas - exigem uma vitória na Bulgária no sábado e para que a Suécia perca em Solna para o Luxemburgo, que defendeu seu status de underdogs do grupo ganhando um ponto em Toulouse mês passado. Se ambos ganharem, isso significará que os semifinalistas de 2014, a Holanda, estarão fora se não conseguirem corresponder com uma vitória na Bielorrússia, com o primeiro lugar em volta da jornada final de jogos na terça-feira, que verá a França enfrentar a Bielorrússia em casa e a Suécia viaja a Amsterdão.

Sábado: Suécia v Luxemburgo, Bielorrússia v Holanda, Bulgária e França.

Terça-feira: França v Bielorrússia, Holanda e Suécia, Luxemburgo / Bulgária.

Qualificação Mundial 2018 - Franca qualificada

Qualificação Mundial 2018 - Franca qualificada

Grupo B

A Suíça já está garantida no play-off e vai garantir o melhor lugar se vencerem a Hungria em Basileia no sábado e Portugal não conseguir vencer em Andorra. As vitórias para ambos irão permitir uma disputa final em Lisboa na terça-feira, com o derrotado definitivamente indo para os play-offs, devido à performance ser superior em relação aos outros oito grupos.

Sábado: Suíça v Hungria, Andorra v Portugal, Ilhas Faroé e Letónia.

Terça-feira: Portugal v Suíça, Hungria / Ilhas Faroé, Letónia e Andorra.

Qualificação Mundial 2018 - Depois de um apuramento sofrido, Portugal tem fortes possibilidades de terminar em primeiro do grupo

Qualificação Mundial 2018 - Depois de um apuramento sofrido, Portugal tem fortes possibilidades de terminar em primeiro do grupo

Grupo C

A Alemanha, com um recorde de 100% nesta seção assegurará o primeiro lugar com um ponto contra a Irlanda do Norte em Belfast na quinta-feira. O lado de Michael O'Neill já está garantido para terminar em segundo lugar mas não tem o apuramento garantido.

Quinta-feira: Azerbaijão contra República Checa, San Marino contra Noruega, Irlanda do Norte e Alemanha

Domingo: República Checa contra Hungria, Alemanha contra Azerbaijão, Noruega e Irlanda do Norte.

 

Qualificação Mundial 2018 -Tudo ou nada para a Irlanda do Norte

Qualificação Mundial 2018- Tudo ou nada para a Irlanda do Norte

Grupo D

A Sérvia já tem a qualificação garantida se derrotar a Áustria em Viena na sexta-feira e tanto o País de Gales como a República da Irlanda não conseguirem vencer, ou se o País de Gales perder na Geórgia e a Irlanda não conseguir vencer contra a Moldávia. O lado de Chris Coleman também pode garantir o segundo lugar se eles ganharem e a Irlanda não, com a Áustria também na disputa pelo segundo lugar antes do confronto de Cardiff entre o País de Gales e a Irlanda na segunda-feira.

Quem emerge no topo depois disso ainda pode não garantir um lugar de playoff, no entanto, com o País de Gales atualmente ocupando o nono lugar no ranking de equipas de segundo lugar - o que significa que eles seriam os desafortunados para perder.

Sexta-feira: Geórgia contra País de Gales, República da Irlanda contra Moldávia, Áustria contra Sérvia.

Segunda-feira: Moldávia / Áustria, Sérvia / Geórgia, País de Gales / República da Irlanda.

A Servia tem o apuramento garantido caso ganhe na Austria

A Servia tem o apuramento garantido caso ganhe na Austria

Grupo E

A Polónia precisa de um ponto fora contra a Arménia para garantir uma posição nos dois primeiros lugares e conquistam o grupo se ganharem e a Dinamarca empatar com a seleção deMontenegro, que está empatado em pontos pelo segundo lugar. A ronda final no domingo poderia ter todos as três equipas com a possiblidade em aberto de terminar em qualquer uma das três primeiras posições.

Quinta-feira: Armênia contra Polônia, Romênia contra Cazaquistão, Montenegro e Dinamarca.

Domingo: Dinamarca / Roménia, Cazaquistão / Armenia, Polônia e Montenegro.

Tudo em aberto para os 2 jogos

Tudo em aberto para os 2 jogos

Grupo F

Inglaterra qualifica se vencer, ou empatar e a Eslováquia não ganhar. A Eslováquia conseguirá o segundo lugar se vencerem a Escócia e a Eslovénia perder contra a Inglaterra, mas a imagem fica muito mais turva se o time de Gordon Strachan vencer no Hampden Park na quinta-feira. A Escócia viaja para a Eslovênia para a partida final, onde também é provável que necessitem pelo menos um ponto para garantir o segundo lugar.

Quinta-feira: Inglaterra v Eslovênia, Malta contra Lituânia, Escócia contra Eslováquia.

Domingo: Lituânia vs Inglaterra, Eslováquia vs Malta, Eslovênia vs Escócia.

Inglaterra tem de vencer para se apurar

Inglaterra tem de vencer para se apurar

Grupo G

Os campeões mundiais de 2010, Espanha, enfrentam a Albânia na sexta-feira em Alicante e qualificam-se se conseguirem o mesmo resultado da Itália contra a Macedônia em Turim. As vitórias para ambos significariam que La Roja exige apenas um ponto do jogo final em Israel, enquanto que a Itália ficaria quase garantida no play-off, independentemente do seu resultado na Albânia.

Sexta-feira: Itália v Macedonia, Liechtenstein contra Israel, Espanha contra Albânia

Segunda-feira: Albânia contra Itália, Israel contra Espanha, Macedónia e Liechtenstein.

Espanha esta praticamente apurada

Espanha esta praticamente apurada

Grupo H

A Bélgica foi a primeira equipa europeia a classificar-se na última jornada, e a Bósnia e Herzegovina consegue o segundo lugar se derrotara a equipa de Roberto Martínez em Sarajevo no sábado e se a Grécia perder em Chipre. Caso contrário, um a partida na Estônia deve ser suficiente para confirmar o apuramento, com a Grécia a jogar em Gibraltar na sua partida final.

Sábado: Gibraltar contra Estónia, Bósnia e Herzegovina contra Bélgica, Chipre / Grécia.

Terça-feira: Bélgica v Chipre, Estónia contra Bósnia e Herzegovina, Grécia e Gibraltar.

Equipa da Belgica foi das primeiras equipas a conseguir o apuramento

Equipa da Belgica foi das primeiras equipas a conseguir o apuramento

Grupo I

Quatro equipas chegam aos últimos dois jogos com a possibilidade de terminar no topo do grupo mais próximo da Europa. A Turquia e a Ucrânia serão eliminadas se perderem com a Islândia e Kosovo, respectivamente, e se a Croácia vencer a Finlândia em Rijeka. A Islândia e a Croácia para combater isso, embora pareça provável que venha até a ultima jornada, quando a Ucrânia e a Islândia vão ter a vantagem em casa.

Sexta-feira: Croácia contra Finlândia, Kosovo / Ucrânia, Turquia / Islândia.

Segunda-feira: Finlândia v Turquia, Islândia / Kosovo, Ucrânia e Croácia.

Islandia vs Croacia

Islandia vs Croacia

Qualificação Mundial 2018 - América do Sul (Conmebol)

O formato round-robin mais uma vez proporcionou algumas surpresas, com apenas o Brasil a garantir um lugar na Rússia. O Uruguai está na pole position para o apuramento necessitando apenas uma vitória contra qualquer um dos dois lados, a Venezuela (fora) ou a Bolívia (casa), que provavelmente será mais do que suficiente tendo em conta a diferença de golos.

Depois disso, torna-se muito mais complicado, com seis equipas ainda com possibilidade de reivindicar os outros dois postos. Os jogos de quinta-feira serão cruciais, com a Colômbia colocada em terceiro lugar com a possiblidade de eliminar o Paraguai em Barranquilla e o Chile - atualmente em sexto - enfrentando um cenário similar se vencerem o Equador em Santiago.

O confronto da Argentina com o Peru na Bombonera em Buenos Aires é o jogo da jornada, com o lado que entrou na qualificação como o primeiro classificado no mundo atualmente ocupando a posição de playoffs. Uma vitória para o lado de Jorge Sampaoli significaria que outra vitória em sua partida final, no Paraguai, seria suficiente para garantir a qualificação automática. O Chile poderia se juntar a eles se puderem vencer o Brasil fora de casa na terça-feira. Qualquer outra coisa pode abrir a porta para o Peru, que enfrenta a Colômbia em Lima na partida final. O lado que acaba em quinto enfrentará os vencedores da Oceania na Nova Zelândia em um playoff, com a primeira partida prevista para o próximo dia 6 de novembro.

Quinta-feira: Venezuela v Uruguai, Chile v Equador, Colômbia v Paraguai, Argentina v Peru, Bolívia / Brasil.

Terça-feira: Brasil v Chile, Equador v Argentina, Paraguai v Argentina, Peru v Colômbia, Uruguai v Bolívia.

Brasil com apuramento garantido

Brasil com apuramento garantido

Qualificação Mundial 2018 - África

Apenas uma ronda de jogos terá lugar esta semana, com a ultima jornada a ser jogada entre 6 e 7 de novembro - Apenas as cinco equipas que terminam o topo dos seus grupos conseguem o apuramento.

Grupo A

A Tunísia poderia garantir um lugar na Rússia ao vencer a Guiné em Conakry no sábado, embora uma vitória para a República Democrática do Congo na cidade tunisina de Monastir lhes dê uma chance de fazer isso no próximo mês.

Sábado: Guiné vs Tunísia; Líbia v RD Congo

Basta uma vitoria para a Tunísia garantir o apuramento

Basta uma vitoria para a Tunísia garantir o apuramento

Grupo B

Nigéria pode se tornar a primeira nação africana a garantir a o apuramento com uma vitória em casa na Zambia, colocada em segundo lugar. A derrota deixaria tudo para jogar na ronda final de jogos, quando a Nigéria  iaja para a Argélia já eliminada e a Zâmbia joga com os campeões africanos, Camarões, que também estão fora.

Sábado: Nigéria vs Zâmbia, Camarões vs Argélia

Nigeria tem o apuramento quase garantido

Nigeria tem o apuramento quase garantido

Grupo C

Em teoria, as quatro equipas ainda se  podem apurar, mas o Mali precisa vencer os líderes, a Costa do Marfim, em Bamako na sexta-feira para manter a esperança, enquanto o segundo lugar - Marrocos - recebe o Gabão em Casablanca no sábado sabendo que eles têm a possbilidade de aproveitar controlo do grupo antes do jogo com a Costa do Marfim no próximo mês.

Sexta-feira: Mali vs Costa do Marfim. Sábado: Marrocos vs Gabão

Costa do Marfim e o favorito

Costa do Marfim e o favorito

Grupo D

O apelo de Burkina Faso contra a decisão da FIFA de ordenar uma repetição da partida entre a África do Sul e o Senegal após a proibição de um árbitro complicou as contas, com os três primeiros agora apenas separados por um único ponto. O jogo em casa de Cabo Verde contra o Senegal poderia permitir-lhes estabelecer uma vantagem. No entanto, é quase certo que este grupo vá ser discutido até ao ultimo minuto, mesmo que o tribunal de arbitragem para o esporte defenda o apelo de Burkinabe.

Sexta-feira: África do Sul v Burkina Faso, Cabo Verde contra Senegal.

Apuramento discutido ate ao ultimo minuto

Apuramento discutido ate ao ultimo minuto

Grupo E

O Egipto, o Uganda e o Gana estão empenhados em ocupar o primeiro lugar, com o confronto dos dois últimos no sábado, um dos maiores jogos do final de semana. Espera-se que os faraós vençam o Congo - que já está eliminado - no domingo, o que significa que um empate em Kampala lhes garantiria uma primeira aparição na fase final desde 1990.

Sábado: Uganda v Gana. Domingo: Egito v Congo

Egipto de novo numa fase final? Tudo indica que sim

Egipto de novo numa fase final? Tudo indica que sim

Qualificação Mundial 2018 - América do Norte e Central (Concacaf)

O México já tem reservado seu lugar, as outras duas qualificações serão determinadas nas próximas duas rondas, assim como a identidade da nação enfrentará um playoff contra os vencedores do play-off asiático entre a Austrália e a Síria.

A Costa Rica está garantida no quarto lugar pelo menos, com vitória ou empate em casa em Honduras, o que significa que eles teriam um ponto automático. O Panamá, terceiro colocado, joga contra os EUA em Orlando num jogo crucial, onde pode conquistar a fase final pela primeira vez em sua história. Os EUA ainda tem a sua oportunidade dado que o seu último jogo é contra a Trinidad e Tobago, já eliminada, com o Panamá a jogar contra a Costa Rica e Honduras em casa do México na terça-feira.

Sábado: EUA v Panamá, México v Trinidad e Tobago, Costa Rica e Honduras.

Terça-feira: Honduras v México, Panamá vs Costa Rica, Trinidad e Tobago v EUA.

México apurado. Estados Unidos ainda acreditam

Qualificação Mundial 2018 - Ásia (AFC)

Os jogos do mês passado garantiram pontos finais para o Japão, Irão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, o que significa que a Austrália agora tem de ganhar a Síria no playoff para depois jogar o playoff com a quarta posição da Concacaf. A primeira jornada será em Krubong, na Malásia, na quinta-feira, antes do retorno a Sydney.

Quinta-feira: Síria v Austrália. Terça-feira: Austrália v Síria.

Os heróis de uma nação. A seleção da Síria pode fazer história enquanto o país está em guerra

Os heróis de uma nação. A seleção da Síria pode fazer história enquanto o país está em guerra

Ultimas noticias