Apuramento Mundial 2018 : O que falta para o Chile se qualificar?


Apuramento Mundial 2018 - Chile

Apuramento Mundial 2018 - Chile

Apuramento Mundial 2018 

O Chile, a equipa de Alexis Sanchez, Claudio Bravo e Arturo Vidal, teve alguns anos excelentes, ganhando títulos consecutivos da Copa América. No entanto, não tem apresentado uma boa forma nos ultimos jogos, visto terem ganho apenas quatro dos 13 jogos competitivos nos últimos 12 meses, significa que agora são considerados outsiders para se qualificarem para o tão ambicionado sorteio para o Mundial da Russia 2018 no dia 1 de dezembro.

A Rússia será classificada como anfitriã e juntou-se aos sete melhores qualificados com base no ranking mundial da FIFA de outubro, que é publicado após a próxima ronda de qualificações.

Mas como pode o Chile marcar presença no sorteio do grupo de 1 de dezembro?

1. Ganhar os dois ultimos jogos do grupo 

O Chile só pode obter pontos de classificação suficientes para manter a disputa se ganharem os dois jogos restantes - jogam em casa com o Equador e fora com o Brasil. Isso dará 1.256 pontos de classificação, e significa que eles não podem ser inferiores a 10º no ranking de outubro - eles ainda vão precisar de um pouco de ajuda.

Apuramento Mundial 2018 - Chile

Apuramento Mundial 2018 - Chile

2. Obter ajuda de outro lado

O décimo lugar não seria suficiente para o Chile garantir o apuramento Mundial 2018 - vão precisar de pelo menos três resultados para seguir o seu caminho.

Garantidos no sorteio (se eles se qualificam) são: Rússia (como anfitriões), Alemanha, Brasil (já qualificado), Portugal (a menos que percam para Andorra) e Argentina.

Isso deixa pelo menos três lugares abertos, com o Chile garantido para não ser inferior ao décimo no ranking de outubro com duas vitórias que provavelmente precisarão de três dos seguintes acontecerem entre os sete primeiros:

- Argentina não se consegue qualificar
- Portugal não se consegue qualificar
- Alemanha não  seconsegue qualificar
- A Bélgica não ganha a Bósnia e Herzegovina (fora) ou Chipre
- Polônia não consegue vencer a Armênia ou Montenegro
- A Suíça não consegue vencer a Hungria ou Portugal (fora)
- A Colômbia não ganha contra Paraguai ou Peru (a)
- Peru não vencer contra a Argentina (a)

Com a Colômbia e o Peru a jogar entre si, é garantido que isso aconteça. Além disso, a Suíça vai jogar a Portugal. E lembre-se, seja os suíços ou os portugueses, um entrará nos playoffs, assim como uma das nações sul-americanas (se não forem eliminadas). Então, mesmo que o Chile esteja fora dos sete primeiros do ranking, eles ainda podem ser repescados quando se souber as 32 equipas finais.

3. Na verdade, precisam mesmo de se qualificar

Devemos lembrar, é claro, que o Chile atualmente ocupa a sexta posição na qualificação sul-americana e até mesmo duas vitórias podem não ser suficientes para algo que não seja um lugar no playoff intercontinental contra a Nova Zelândia.

Apuramento Mundial 2018 - O Chile tem marcado presença frequente nos mundiais

Apuramento Mundial 2018 - O Chile tem marcado presença frequente nos mundiais

4. E se o Chile empatar nem que seja um jogo?

Um empate no Brasil permitia ao Chile atingir os 1.201 pontos de classificação, o que não os eliminaria completamente, mas significaria que eles poderiam até perder o lugar de playoffs. É muito improvável que eles tenham pontos suficientes para ir ao Mundial da Russia 2018.

Últimas notícias